Em 1989, houve um fato que marcou a história da humanidade, a Queda do Muro de Berlim. A partir desse momento, alguns autores consideram que aí se iniciou a chamada pós-modernidade. Nesse período, cresceu a crença na liberdade cultural, ou seja, aquilo que antes poderia não ser considerado arte passou a ter um valor muito alto. E assim foram surgindo vários artistas que se nomeavam pós-modernos.

No Brasil não foi diferente, muitos artistas surgiram, porém os três que se destacaram com uma maior relevância foram: Vik Muniz, Romero Britto e Eduardo Kobra. Os três se tornaram referência não por divulgarem suas artes através de pinturas, mas pelas suas versatilidades na construção das mesmas. Abaixo estaremos explicando o porquê do sucesso desses três artistas:

Vik Muniz é um pintor, fotografo e artista plástico, porém seu nome é conhecido não somente pelas suas obras, mas pelo que constitui as suas obras. Vik Muniz trabalha com lixo e resto de obras. Seu sucesso foi tão grande pela sua criativa que, em 2011, produziu um documentário mostra a produção de suas obras d arte através do lixo. O documentário se passa no Aterro de Jardim Gramacho. O Documentário foi eleito o melhor documentário pelo Festival de Sundance e ainda foi indicado para concorrer ao Oscar no ano de 2011.

Eduardo Kobra começou sua carreira como pichador artístico. Kobra começou a ganhar relevância após o projeto Muro das Memórias, em São Paulo, em 2005, no qual retratou cenas antigas da cidade. Após essa pintura Kobra foi convidado para “pichar” outras obras pelo mundo, como: O Mural “Paz”, em Roma, com a figura da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz em 2014; O Mural do presidente Abraham Lincoln, na cidade de Lexington, Kentucky; O grafite “O Beijo”, em Nova York. O mural fica no bairro histórico de Chelsea, na ilha de Manhattan; Entre outros mais. Porém a pintura que lhe rendeu a premiação de maior grafite feito no mundo foi o Mural Etnias, batizado como Todos somos um. Trata-se de um painel situado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro.

 

Romero Britto é um pintor que conquistou fama internacional com suas obras coloridas e divertidas. Nascido em Pernambuco, Britto começou sua carreira aos 18 anos de idade. Desde cedo ele demonstrou muito talento para as artes plásticas e suas obras ganhavam a atenção do público pela combinação de cores e contrastes. A vida profissional e artística de Romero Britto mudou completamente depois que ele foi para os Estados Unidos. As pinturas alegres do artista brasileiro encantaram diversas celebridades e fizeram com que o trabalho de Romero se tornasse popular no mundo inteiro. Dessa forma, o artista, que começou com trabalhos de grafite, se transformou em um dos pintores preferidos de astros e estrelas de Hollywood. Em 2011, a presidente Dilma Rousseff convidou Britto para criar o logotipo de um projeto que alcançará mais de 60 milhões de pessoas, envolvendo mães e crianças. Outra novidade foi sua seleção de Embaixador para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Por: Lorran Alves e Diego Sanches

Em 22 de agosto de 2017